Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Poupar pode custa dinheiro - o automóvel

12.03.13

Este mês tenho despesas de manutenção do carro. Há reparações e há manuntenção. Quando percebi que iria ser confrontada com ambas no mesmo mês, ocorreram-me duas coisas: primeiro, o facto de ter um fundo de emergência concede-me bastante tranquilidade porque sei que não terei de me preocupar com a obtenção de dinheiro para a despesa (recordo que todo o saldo positivo do meu salário é encaminhado para o fundo de emergência); por outro lado, uma sensação de que ando a trabalhar para pagar este tipo de despesas - carro e casa.

 

Vou adiar quaisquer considerações relacionadas com o segundo ponto e aproveitar o sentimento do primeiro.

 

Mas ocorreu-me que não tenho sido suficientemente cuidadosa com a manutenção do carro e que isso está a custar-me dinheiro:
- descobri que tinha um pneu da frente muito mais desgastado que outro da mesma data; provavelmente direcção má alinhada [resultado - substituição dos dois pneus]
- já excedi em 2000 km o tempo de validade do óleo [resultado - potenciais danos para o motor]
-não verifico regularmente a pressão do carro [resultado - gastos acrescidos no consumo da gasolina e potenciais impactos no desgaste dos pneus].

 

Assim, ao poupar na manutenção do carro [mesmo que seja apenas por preguiça] estou a incorrer em maior desgaste do mesmo e custos acrescidos na manutenção e reparação.

 

Por isso, decidi fazer uma lista de 10 tarefas para manter o carro (a conciliar com as indicações do manual):

 

1 - Verificar a pressão dos pneus mensalmente [o manual contém as informações necessárias. A Michelin tem uma página sobre o tópico.

 

2 - Alinhar a direcção pelo menos uma vez por ano.

 

3 - Alinhar as rodas pelo menos uma vez por ano(Michelin)

 

4 - Mudar o óleo de acordo com as especificações do manual

 

5 - Proteger os estofos do veículo com uma capa (não o fiz com as necessárias consequências de quem viaja com crianças; será a próxima compra)

 

6 - Verificar as borrachas de vedação do carro e substituí-las se necessário (caso contrário entrará água dentro do carro)

 

7 - Proteger a tinta do carro, nomeadamente retocando riscos e outros danos na pintura.


Dessa forma, mesmo não reparando a pintura, protege os metais da oxidação impedindo que a carroçaria enferruje. No meu caso, é particularmente urgente já que não tenho garagem e o carro fica estacionado na rua.

 

8 - Manter a bateria limpa e pedir para que a mesma seja verificada (diagnosticar o circuito de carga) por um profissional no decurso da manutenção anual.

 

9 - Ter lampadas e escovas suplentes (para evitar compras urgentes a preços mais altos).

 

10 - Sempre que possível, fazer uso de ofertas de serviços (manutenções, limpezas).

3 comentários

Comentar post