Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Isto é mesmo um diário, mas também um bloco de notas e talvez um caderno de ideias (umas melhores que outras)

Diário das minhas finanças pessoais

Isto é mesmo um diário, mas também um bloco de notas e talvez um caderno de ideias (umas melhores que outras)

Comprar casa é um investimento?

Para mim, ser proprietária da minha casa sempre foi um objectivo/sonho. Sempre equiparei essa propriedade a segurança financeira, um tecto, uma segurança.

 

Confesso que ultimamente tenho pensado se realmente compensa as desvantagens, porque as há. Claro que estou a falar de uma casa de habitação, não um imóvel para arrendar.

 

1. Custos de aquisição 

Quando investimos algo, temos capital e esse capital renderá juros, dividendos, etc. No caso de um imóvel, o capital (preço da casa) é acrescido de custos diversos, desde os juros, os seguros e os impostos.

Ora, quando investimos, também esperamos uma valorização do capital, mas na verdade, uma casa dificilmente valorizará (durante a vida de quem a adquiriu) para cobrir todos esses valores.

 

2. Custos de manutenção

Depois de comprarmos a casa, continuamos a pagá-la. Há sempre impostos anuais e despesas com a manutenção do imóvel.

Depois, se for um apartamento, muitas vezes têm condomínio e até despesas extraordinárias com obras no prédio, que somos obrigadas/os a pagar, mesmo que não tenhamos dinheiro. 

E não esquecer os seguros.

 

3. Pode ser "uma prisão"

Aqui entramos no nosso estilo de vida e naquilo que desejamos que ela seja. Ter um imóvel pode ser um impedimento:

- quando desejamos mudar para um emprego que fica noutra localização;

- quando mudamos de emprego e queremos mudar para mais perto deste, reduzindo assim (em muito) as nossas despesas (transportes, alimentação, se calhar o horário do ATL porque não chegamos a casa a tempo para receber os miúdos);

- quando queremos mudar para viver num local mais saudável, com menos impostos e mais benefícios, mais perto de escolas, etc.

- quando queremos mudar por causa de problemas com/de vizinhança;

- quando queremos mudar porque a família aumentou ou diminuiu.

 

4. Os imóveis também podem desvalorizar 

Já vi blocos de apartamentos ficarem tapados pela construção de um silo auto. Já vi moradias ficarem com terrenos expropriados e a paredes meias com vias rápidas e auto estradas. Esse tipo de problemas desvaloriza, de imediato, um imóvel.

 

Não quero com isto dizer que a compra de uma casa é um bom ou mau investimento. Porém, julgo que as perguntas são válidas e importantes de pelo menos considerar, especialmente se estivermos a considerar contrair um empréstimo para pagar o imóvel.

 

3 comentários

Comentar post