Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

10 Anos de empréstimos KIVA: as perdas

19.06.18

Como já referi, há 10 anos que sou banqueira. Na verdade, sou micro banqueira, através de uma organização - KIVA - que conjuntamente com outras organizações locais, fornece empréstimos  pessoas mais carenciadas, que não conseguem aceder a financiamentos tradicionais. 

 

O funcionamento é simples: registam-se, depositam 25 dólares, escolhem a quem emprestar e aguardam (pacientemente) que o dinheiro vos seja devolvido. Assim que tiverem $25, voltam a emprestar. 

Note-se que é possível que haja perda do dinheiro (eu perdi $50, em 10 anos), mas é igualmente possível recuperar o dinheiro em carteira, através d transferência bancária.

 

Consultem a página do KIVA para informações adicionais ou a Cristina, que fica ao vosso dispor, no que me for possível.

 

Mas hoje, gostaria de clarificar as perdas, em 10 anos das minhas transações: 

1 (169).JPG

Ao longo dos 10 anos, eu depositei $374 que, ao re-emprestar, se transformaram em $1425 de empréstimos.

 

 

2 (101).JPG

Já emprestei para tudo que vos possa ocorrer: para construir casas de banho com saneamento, para comprar cimento para terminar a casa, para comprar vacas ou alimentos para animais, para pagar despesas de educação ou tratamentos médicos, para ajudar a comprar contentores de água ou pneus para um táxi. E muitos e muitos empréstimos para pequenos negócios.

 

 

Actualmente, tenho $81.58 por receber e $19.31 já em carteira. Aguardo que o reembolso totalize os $25 para poder fazer novo empréstimo:

3 (59).JPG

 

Na tabela abaixo pode ver-se que em 10 anos:

- doei $45.14 à organização KIVA;

- perdi em diferenças de câmbio monetário: $5.43;

- perdi por não reembolso: $45.42

(fiz 2 empréstimos a uma mesma organização, de um país que entrou em guerra civil e em que deixou de ser possível enviar dinheiro para o exterior)

- ofereci em cartões presente: $100;

- solicitei que me fosse transferido, do saldo: $110.30;

4 (42).JPG

 

Aqui estão as perdas, por não reembolso: 

6 (22).JPG

Ora, perder $5 por ano, não me parece muito mau. Se somar as doações à KIVA, gastei $10 por ano, para ajudar 57 pessoas/famílias. 

 

Por isso já sabem, há risco de perda, mas feitas as contas, não me parece um mau investimento. Tudo depende do tipo de investimentos que querem/podem fazer.

11 comentários

Comentar post