10 Anos de empréstimos KIVA: as perdas
Como já referi, há 10 anos que sou banqueira. Na verdade, sou micro banqueira, através de uma organização - KIVA - que conjuntamente com outras organizações locais, fornece empréstimos pessoas mais carenciadas, que não conseguem aceder a financiamentos tradicionais.
O funcionamento é simples: registam-se, depositam 25 dólares, escolhem a quem emprestar e aguardam (pacientemente) que o dinheiro vos seja devolvido. Assim que tiverem $25, voltam a emprestar.
Note-se que é possível que haja perda do dinheiro (eu perdi $50, em 10 anos), mas é igualmente possível recuperar o dinheiro em carteira, através d transferência bancária.
Consultem a página do KIVA para informações adicionais ou a Cristina, que fica ao vosso dispor, no que me for possível.
Mas hoje, gostaria de clarificar as perdas, em 10 anos das minhas transações:
Ao longo dos 10 anos, eu depositei $374 que, ao re-emprestar, se transformaram em $1425 de empréstimos.
Já emprestei para tudo que vos possa ocorrer: para construir casas de banho com saneamento, para comprar cimento para terminar a casa, para comprar vacas ou alimentos para animais, para pagar despesas de educação ou tratamentos médicos, para ajudar a comprar contentores de água ou pneus para um táxi. E muitos e muitos empréstimos para pequenos negócios.
Actualmente, tenho $81.58 por receber e $19.31 já em carteira. Aguardo que o reembolso totalize os $25 para poder fazer novo empréstimo:
Na tabela abaixo pode ver-se que em 10 anos:
- doei $45.14 à organização KIVA;
- perdi em diferenças de câmbio monetário: $5.43;
- perdi por não reembolso: $45.42
(fiz 2 empréstimos a uma mesma organização, de um país que entrou em guerra civil e em que deixou de ser possível enviar dinheiro para o exterior)
- ofereci em cartões presente: $100;
- solicitei que me fosse transferido, do saldo: $110.30;
Aqui estão as perdas, por não reembolso:
Ora, perder $5 por ano, não me parece muito mau. Se somar as doações à KIVA, gastei $10 por ano, para ajudar 57 pessoas/famílias.
Por isso já sabem, há risco de perda, mas feitas as contas, não me parece um mau investimento. Tudo depende do tipo de investimentos que querem/podem fazer.