Para uma limpeza da máquina de lavar louça - testado e aprovado
Como prometido, decidi testar a limpeza da máquina de lavar louça como sugerido pelo blog atypicalenglishhome e a que me referi num post anterior (recomendo a leitura dos comentários que possuem sugestões interessantes).
A minha máquina de lavar louça é encastrada e possui uns cantos de difícil acesso a uma limpeza. Uma faca, um pano e alguns cotonetes foram preciosos aliados para aceder aos locais mais difíceis. E pelo menos dois cantos precisavam mesmo de uma limpeza... que nojo!!!
Antes:
Depois (mas antes de limpar a borracha branca):
As borrachas também precisaram de uma boa limpeza.
Antes (yakkkk):
Depois (mas antes de limpar a zona do parafuso):
Depois tirei o filtro e a parte amovível onde este pousa (recomendo que consultem o manual de instruções da vossa máquina).
Tirei igualmente o braço da água (não sei se será esse o nome da coisa) onde era visível uma camada de gordura. Também os buraquinhos de saída da água possuíam resíduos de gordura, o que me surpreendeu bastante.
Como tinha o tubo de alimentação de água, despejei aí vinagre e água quente e tentei retirar o lixo com uma agulha.
Quanto ao filtro, segui as instruções: primeiro bicarbonato de sódio, vinagre e depois de alguns minutos, uma chaleira de água a ferver. A foto reporta-se à reacção do bicarbonato com o vinagre. Há quem tema esta operação, mas garanto que não há risco, apenas um bocadinho de mau cheiro do vinagre que passa. Nada a salpicar, a queimar e outros perigos.
Finalmente, coloquei a taça com vinagre na prateleira superior, recoloquei todas as peças e liguei o programa automático.
O resultado foi uma máquina limpa e sem cheiros (testado com o nariz dentro da máquina, juro!) e tudo por uma fracção do valor que costumava gastar em produtos próprios para a limpeza da máquina.
Gastei cerca de 30-40 minutos com a limpeza.
Testado e aprovado.