Livre de dívidas - a contar os dias
Em tempos idos, no meu banco, foi possível criar uma conta meramente virtual e acessória à principal, sem custos e que permitia transferir valores de uma para outra.
Eu utilizava essa segunda conta como a conta profissional, para onde redireccionava os valores que teria de suportar a título de despesas profissionais, cumprimento de obrigações legais, etc.
É nessa conta que tenho associado o crédito, pelo que no início do mês transfiro o valor da prestação e no final do mês o que restou do salário desse mês.
Esse tipo de gestão permite-me sempre uma visão imediata do que gasto ou não, em relação ao salário:
- se precisar de retirar da conta do crédito para a conta ordenado é porque já gastei mais que o ordenado desse mês e
- se, no final do mês, transferir dinheiro da conta ordenado para a conta do crédito é porque poupei.
Depois, se a poupança ficar consolidada e aumentar, passa a depósito a prazo.
Que tipo de estratégias utilizam na gestão das vossas contas bancárias?