Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Isto é mesmo um diário, mas também um bloco de notas e talvez um caderno de ideias (umas melhores que outras)

Diário das minhas finanças pessoais

Isto é mesmo um diário, mas também um bloco de notas e talvez um caderno de ideias (umas melhores que outras)

Poupar com livros

Descontos, 23.04.13

Eu sou uma consumidora ávida de livros. Adoro-os em todas as formas e tamanhos. Para poupar a carteira e as estantes tenho algumas estratégias:

 

 


Lê o que tens

 

Tenho centenas de livros por ler. Por isso, decidi deixar de comprar novos livros e dar-lhes prioridade. Não é fácil, mas se pensar bem, é um grande desperdício de recursos continuar a comprar sem ler. Mais, o livros não vão desaparecer porque não os comprei JÁ! 

 

Se já pagaste, usa


Os custos da abertura e manutenção das bibliotecas públicas estão pagos. E nas bibliotecas públicas há milhares de livros, à nossa disposição, gratuitamente. 

 

Troca de livros

 

Quando percebi que tinha livros que não me interessavam ou que já havia lido, comecei a utilizar dois métodos para me desfazer deles, um deles é a troca na plataforma de troca de livros WinkingBooks. Os únicos custos envolvidos são o que gastamos para enviar os livros. Para isso, eu utilizo correio editorial em que o envio de um livro pode ficar por cerca de €0.50.

 

 

Venda de livros usados


Vender livros em sites de vendas de usados é uma excelente forma de rentabilizar os livros lidos ou indesejados. O meu local preferido de venda é o MIAU.

 

 

E-books gratuitos da Amazon


Diariamente são publicados livros gratuitos, na Amazon.com. E estes não são apenas para quem tem um leitor kindle. Na verdade, basta instalar uma aplicação no computador para ler todos os ebooks que desejar.

 

As minhas leituras de livros electrónicos são essencialmente voltadas para temas como: poupança, culinária, bricolagem e afins. Por isso, tentei encontrar blogs/sites que publicassem as ofertas diárias de livros grátis relacionados com os meus interesses. Os preferidos são:

 

http://ereadergirl.com

http://www.freehomeschooldeals.com

 

Há muita oferta, é tudo uma questão de encontrar o que mais vos interessa. Com apenas estes dois recursos, já tenho mais e-books que tempo para os ler.

 

 

Audio livros gratuitos


Como já havia referidos aquidescobri várias fontes de áudio livros (audibooks) gratuitos, que me têm enchido as medidas e que não me fazem sentir que estou a perder algo:



Librovox


O preferido. Possui um catálogo imenso de obras (no domínio público) lidas em diversas línguas. Claro está que, nem todas as obras são bem lidas. Mas para isso eu recorro à página do LibriVox wiki, recheada de escolhas do staff ou colecções já curadas por leitores. Ou seja, as listas dos preferidos. Depois, basta ir descobrindo os melhores leitores e acompanhar o que vão fazendo.

 

Na busca avançada, poderão localizar 157 obras lidas em português. Para ouvir, bastará gravar os ficheiros no vosso computador, um leitor de música ou até um CD.

 

Open Culture


É um site repleto de áudio livros, filmes, cursos... Enfim, um mundo a explorar e um conteúdo sempre à distância do teclado e de um ligação de internet. Possui links para centenas de livros lidos em diversos formatos.

 

Mas aqui há também a destacar algumas leituras especiais, por vezes pelos próprios autores. 


You Tube

 

Os livros não se ouvem apenas na rádio. Há diversas obras transformadas em vídeo e que podem ser vistas/ouvidas no Youtube. Por exemplo, o último que ouvi foi Isaac Asimov - The Last Question.

 

 

O amor pelos livros não precisa de ser sacrificado em tempos de crise económica.

3 comentários

Comentar post