O divertido vídeo que faz uma paródia aos anúncios do site OLX é, no fundo, muito mais próximo da realidade de vender bens usados através da internet.
A verdade é que é mais provável que não vendam que vendam. Paralelamente, o mesmo acontece nos blogs e páginas pessoais que publicitam esses ou outros negócios pessoais. Tenho notado que há alguns erros em que vejo algumas pessoas incorrerem frequentemente:
Erro nº1 - O que é demais, é demais
Bombardearem outras páginas (nomeadamente de amigos e conhecidos) com anúncios sucessivos é um grande erro. Um blog será consultado se o leitor desejar e as páginas de facebook podem perfeitamente serem ocultadas sem que que quem publica o saiba.
A frequência não é igual a qualidade e o excesso levará a que as pessoas se afastem das páginas. Há outras formas de gerar interesse em torno dos vossos negócios. É uma questão de encontram um ponto de criatividade.
Erro nº 2 - As distracções irritantes
Tenho visto imensas páginas e blogues que têm vários pontos negativos para um destaque bem sucedido de um negócio: ou é a música automática ou milhares de imagens a piscar de todas as cores e feitios.
Se o objectivo é que o vosso produto seja o ponto fulcral, se é ele o mais importante, porque criar outras diversões que apenas vão distrair o vosso potencial comprador?
Erro nº 3 - Uma atitude negativa
Pessoas positivas irão sempre ter mais sucesso que as pessoas negativas. Um/a vendedor/a constantemente a queixar-se disto ou daquilo, ou até a questionar porque x leitores não são iguais a um igual número de vendas, ou que fazem da sua página uma extensão dos seus problemas pessoais correm sérios riscos de alienar quem procura comprar.
Todos nós temos os nossos problemas, optar por não lidar com os problemas de pessoas que nem conhecemos, acaba por ser uma reacção natural.
Nunca. Nunca. Nunca. Nunca faça comentários negativos sobre outros negócios e/ou vendedores. Nunca!
As minhas sugestões:
Sugestão nº 1 - Publicite os negócios sem falar neles
Durante anos vendi itens no site Miau, nunca o publicitei. Limitei-me a criar um link no meu blog pessoal para a minha área de negócios.
Conhecem aquela expressão num filme: se construires eles virão? Essa tornou-se a minha estratégia: crio uma ligação permanente para os meus negócios.
Se eu não gosto desse tipo de publicidade, porque deveria esperar que outras pessoas gostassem? Criando conteúdos alternativos, mantenho um link permanente para conteúdos interessantes (espero eu) que façam as pessoas revisitar o blog e, de vez em quando, espreitar as novidades na zona de negócios.
Falta inspiração? Colecione algumas das suas citações preferidas para publicar; se vende um livro fale dele e do trecho que mais a impressionou; se é artesã, porque não publicar algumas fotos do trabalho em progresso ou tutoriais de como fazer alguns projectos? Se vende roupa, faça diversos looks que demonstrem como a peça é versátil.
O importante é manter um ponto de interesse constante e não abandonar o blog/página durante semanas a fio.
Sugestão nº 2 - Destaque o que realmente importa
Fotos claras e em que o ponto de enfoque é o que deseja vender, informação precisa e sem erros ortográficos, bem como facilidade no contacto devem ser os aspectos mais importantes no blog/página.
Se não sabe tirar fotos, a dica que resolve metade dos problemas é: luz natural. ;)
Sugestão nº 3 - Uma atitude positiva
Crie uma ligação positiva com quem lê. Vai vender um gato em tecido? Junte-lhe um pequeno poema sobre gatos, uma citação ou uma anedota. Aliás, uma da forma de ir renovando as publicações sobre esse produto é variando o que a acompanha. É um objecto útil? Faça um post sobre como é útil e em que pode ser utilizado e depois simplesmente mostre o caminho para o seu produto. Por vezes basta um link para um vídeo sobre o produto.
Em vez de chorar o que não vende, celebre as encomendas/vendas desse dia! As pessoas querem ser alegradas e inspiradas por isso seja essa fonte de alegria e inspiração.
Crie ligações com outros vendedores, elogie os trabalhos que gosta e publique as suas inspirações. Laços criam laços.
Vender melhor poderá ser o caminho para vender mais.