Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

5 Formas de se manter quente sem ligar o aquecedor

15.11.13

O texto que inspirou este post foi lido aqui (bargainbabe), com 9 dicas, mas eu achei que 5 seria um bom começo. 

 

Vestuário quente

 

Surpreende-me a forma como algumas pessoas se vestem. Eu nunca compreendi o conceito da camisola em lã com manga três quartos. Das duas uma, ou está frio para lã e como tal o frio certamente vai até ao fim (ou início?) do braço ou está calor para andar com camisola 3/4 e aí não se usa lã. Mas o pior, o pior mesmo são as camisolas de gola alta com manga curta. Alguém me explica isso?

 

Eu sou fã de camisolas interiores. Queria comprar uma "termotebe" mas disseram-me que faleceu. Há herdeiros?

 

 

Roupa da cama quente

 

No pico do inverno, a minha roupa da cama consiste em:

base de aquecimento + lençóis de flanela + edredão 1 + cobertor 1 aberto + cobertor 2 dobrado + manta 1 + manta 2 (tipo passadeira) + edredão de "enfeitar"

nos pés: meias de lá grossa + botija 1

botija 2 (porque a base de aquecimento é só utilizada para aquecer a cama antes de me deitar)

 

Friorenta? Eu????

 

Este ano decidi investir num edredão de aquecimento do IKEA que tem um sistema de graus de calor. Na verdade, eu escolhi o edredão apenas por causa dessa informação já que tendo 2 edredões na cama, nunca achei que aquecessem coisa alguma. Por isso, decidi testar um edredão nº 5 na escala de 6. Pareceu-me uma boa aposta face à ratio aquecimento/peso do edredão na cama/peso do edredão na carteira.

 

Neste momento tenho:

lençóis de flanela + edredão de aquecimento + edredão 1 + cobertor 1 aberto + edredão de "enfeitar" + manta do sofá dobrada

hoje vou procurar uma botija e ainda não estamos no pico do frio

 

Descobri que o edredão até mantém o calor bastante bem, mas não me parece que irá substituir a minha super-manta. Peço ajuda, mas apenas às/aos friorentas/os que tenham edredões de aquecimento: Acham que deva investir num segundo edredão? É que às tantas, com tantos cobertores, o peso faz com que seja difícil voltar-me. Acordo cansada. 


No que respeita a pijamas, já aderi à moda dos pijamas de malha polar. E a não ser que me digam que, cada vez que visto um, um urso polar irá morrer de hipotermia, não me demovem. Ele tem pêlo e eu não... pensando bem, não vamos por aí.

 

Meias grossas. Sempre fui gozada pelo meu hábito de enfiar o pijama dentro das meias para dormir. Mas nem conseguiria dormir de outro modo. Meias de desporto (algodão) são as minhas meias de eleição para a caminha e por cima meias à-la-Serra-da-Estrela. Por vezes é difícil calçar os chinelos de quarto, mas há sacrifícios que fazem, é assim a vida.

 

E a super dica é: chapéu na cabeça. A bargainbabe lembrou (e bem) que perdemos calor pela cabeça, em especial se todo o resto do corpinho está debaixo de cobertores. Estou a pensar fazer uma espécie de gorro de malha polar, mas a resistir à ideia de incorporar um tapa orelhas porque é demasiado ridículo (mas digam lá que, neste momento, não sabia bem uma mantinha a aquecer as orelhas frias?).

 

Líquidos quentes dentro

Não confundir com líquidos frios que aquecem o corpo. O objectivo é que o líquido já entre quente, ok? Chá, leite, chocolate quente... escolham o vosso veneno.


Líquidos quentes fora

Se ainda não têm um botija de água quente, eu recomendo vivamente. É uma forma de rapidamente aquecer o corpo, estejam ou não na cama. Até a utilizo para as costas da cadeira quando estou no escritório. Aqueço a água de forma muito rápida na chaleira e o conforto é garantido.

 

 

 Calor do microondas


Eu tenho um saquinho de pano com interior de trigo, que se aquece no microondas. Há quem faça o enchimento com caroços de cerejas, milho (ouvi dizer que são os melhores), arroz e outros retentores de calor. Há para todos os gostos e feitios e se não têm inclinação para as manualidades, encontrarão um em feiras de artesanato urbano. Há quem junte alfazema e outros mimos e há quem coloque um desses enchimentos dentro de uma meia (tipo desporto por ser maior) e amarre a ponta (prático, barato e até podem partilhar a outra meia).


Que vos parece, vou bem lançada para mais uma temporada de frio?

E vós, como se mantêm quentes antes de ligar os aquecedores?

39 comentários

Comentar post

Pág. 1/2