Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diário das minhas finanças pessoais

Isto é mesmo um diário, mas também um bloco de notas e talvez um caderno de ideias (umas melhores que outras)

Diário das minhas finanças pessoais

Isto é mesmo um diário, mas também um bloco de notas e talvez um caderno de ideias (umas melhores que outras)

Orçamento para cigarros

Descontos, 02.01.14

Eu não fumo - felizmente. Mas tenho consciência, por contacto com fumadores, que deixar de fumar é difícil. 

 

Para deixar de fumar, existem já consultas de cessacão tabágica nos Centros de Saúde, podendo ainda recorrer à linha saúde para obter informações adicionais (ver aqui).

 

E que dizer do site/app que consiste numa ferramenta para que fumadores deixem de fumar? Aliás, a ferramenta apresenta-se mesmo  uma ferramenta que se foca "também em quem não quer deixar de fumar e em quem corre elevado risco de recaída". E é completamente gratuita.

 

Mas deixo essa parte para os fumadores e profissionais de saúde. O que eu percebo é como poupar. Ocorreu-me que poupar com cigarros será algo de próximo das restantes compras:

 

 

1. Testar marcas brancas

 

Há quem faça cigarros caseiros. Aliás, já vi vários anuncios de trocas relacionadas com máquinas eléctricas de fazer cigarros (pareceu-me bastante prático). 

 

Se não quer fazer uso dos cigarros caseiros fora de casa, opte por apenas os utilizar quando estiver em casa.

 

2. Utilizar um orçamento

 

Comece por contabilizar quando fuma por dia. Experimente levar consigo apenas esses cigarros, de modo a desincentivar o consumo de mais. O facto de ter de comprar um maço de propósito, poderá ser o suficiente para adiar o consumo até chegar a casa.

 

3. Reduzir

 

Experimente, de forma progressiva, reduzir um cigarro de cada vez, ao seu "orçamento diário". Por exemplo, reduzir um cigarro de 15 em 15 dias ou em cada 30 dias. Pequenos passos levam a grandes mudanças.

 

 

Que outras sugestões têm para fumadores?