Poupar com presentes
Eu acredito neste percurso de poupança, mas estas coisas têm alguns impactos no relacionamento com familiares. Por exemplo, quererem dar-vos dinheiro e outras coisas porque acham que estão com problemas financeiros. Been there, done that.
Por esse motivo (entre outros) é importante que haja comunicação com partilha de objectivos e motivações. Acreditem que essa partilha tem a potencialidade de um efeito multiplicador desses mesmos objectivos e motivações (ainda que em graus diferentes). Poderão descobrir que afinal, nos vossos familiares e amigos encontrarão parceiros.
Por isso, decidi pedir - de forma muito intencional - a um dos meus familiares mais próximos que se junte a mim, nesta estratégia de poupança quando do meu aniversário.
Não quero presentes comprados (para que este poupe dinheiro e eu poupe espaço), mas algo que realmente necessito, que me custaria tempo e dinheiro e que ele pode dar-me apenas a expensas do seu tempo: uma limpeza completa e serviço de manutenção da minha bicicleta.
Este familiar tem os conhecimentos e à vontade com o processo e eu a necessidade. Não poderá ser esse o presente perfeito?
Quantas vezes não prefeririam que, em vez daquela caixinha que desembrulharam, alguém vos tivesse oferecido 2 horas de tempo a passar a vossa roupa a ferro? Ou 1/2 dúzia de rissóis caseiros para congelar?
O que mais gostariam de receber como presente que não envolva dinheiro?
Source: lifeinthegreenhouse.com via Tonya on Pinterest