A minha agenda
{Sou só eu que não consigo pensar "a minha agenda" sem ser com a música?}
Eu não estava a brincar quando disse que anoto tudo, mil e uma vezes.
Estou sempre a escrever: listas diversas, coisas que li, coisas que gosto, coisas que tenho de fazer. E no trabalho: contactos, notas de reuniões, tarefas a concluir...
Recentemente abandonei completamente a ideia de uma agenda diária convencional e passei a adoptar um sistema mais apropriado para tarefas/projectos. É um sistema híbrido do chamado "bullet journal" porque continuo a necessitar de calendário para as consultas médicas/exames que são quase semanais.
O fantástico neste sistema é que não precisam de comprar uma agenda (que ficava em grande parte com folhas em branco) e podem começar em qualquer momento do ano.
A minha agenda/planner, neste momento é composta de folhas A4 cortadas ao meio para tamanho A5 e encadernadas em espiral (porque tenho encadernadora). Se desejam testar o sistema, recomendaria que utilizassem um básico caderno A5 ou folhas A4 dobradas na forma de caderno e com um fio unir tudo (quem diz um fio, diz agrafos). Não recomendo gastar dinheiro para testar um sistema de organização (nem tinteiros).
Se querem imprimir umas páginas, eu recomendo o blog My life all in one place. Diversas opções e tudo grátis.
Eu tenho várias componentes na minha agenda: contactos, contactos de emergência, notas (por exemplo o nº de contribuinte da empresa para compras ou o recorte de um folheto com o meu tarifário de telemóvel, medicação da minha mãe e notas sobre consultas), etc...
Mas hoje fico-me pelo calendário:
1. tenho um calendário de 2014 impresso e colado
2. tenho 12 calendários mensais (onde anoto as consultas/exames) que imprimi e colei nas folhas; para começar, recomendaria que se ficassem por 4 meses de 2014
3. tenho um calendário de 2015 (pequeno) impresso e colado, no resto da página escrevo as datas das consultas já marcadas para 2015
(se sentirem necessidade, uma folha com datas de aniversários, calendário escolar, etc... - ou seja, perfeitamente adaptável às vossas necessidades)
O mês começa com:
- 1 página do mês para eventos ( escrevo o mês e os dias; à frente, escrevo o evento)
- 1/2 página das tarefas/objectivos para esse mês
- outras coisas: tarefas de hábitos, lista de aniversários, despesas, orçamento ...
- páginas do dia a dia
Mas para perceberem melhor, deixo-vos um exemplo que foi feito no computador, mas eu escrevo tudo à mão (Claro!).
Uma página para os dias do mês e para as tarefas que quero/devo concretizar nesse mês.
Eu tenho uma página para registo de hábitos que quero implementar.
Há as despesas do mês, claro. Agora estou a implementar um sistema diferente em que, a cada despesa registada, tenho de contabilizar o que gastei até esse dia.
A minha página só tem receitas e serve mais para anotar reembolsos, o crédito em cartão cliente ou o resultado de vendas que consiga fazer. Já os pagamento, confesso que é apenas uma sugestão porque como tenho um sistema de envelopes, o método é distinto.
Depois das páginas relativas ao mês na sua totalidade, surge o registo diário de tarefas e eventos. Vou ocupando a página, reescrevendo, apagando, colando post it... o que necessitar.
Acabaram as páginas em branco.