Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Isto é mesmo um diário, mas também um bloco de notas e talvez um caderno de ideias (umas melhores que outras)

Diário das minhas finanças pessoais

Isto é mesmo um diário, mas também um bloco de notas e talvez um caderno de ideias (umas melhores que outras)

A preparar-me para a época das constipações

Descontos, 11.11.14

Os narizes começam a pingar, as tosses começam a ouvir-se. Abriu a época das constipações e gripes. 

 

A questão da vacina - tomar ou não tomar - é uma escolha pessoal e há quem tenha argumentos bastante pertinentes para ambas as opções.

 

Para quem optar pela toma, tenho umas dicas (umas mais científicas que outras): a vacina da gripe é, na sua essência, uma injecção com vírus "adormecidos" para que o nosso corpo aprenda a defender-se deles.

Assim, antes da toma eu costumo ajudar na batalha com aumento do consumo de vitamina C (seja em frutos ou em comprimidos efervescentes). Se odeiam os comprimidos de vitamina C e acham muito agressivos para o estômago, então aqui vai a dica nº2: enquanto o comprimido efervesce no copo, comam 1 ou 2 bananas da Madeira. O estômago fica forradinho e a boca tão docinha que nem vão sentir o gosto do líquido. 

Usem as minhas sugestões por vossa conta e risco ;)

 

Quanto a anti-gripais, deixei-me disso há bastante tempo. Aqueles que têm cafeína são particularmente de evitar. Como me disse um médico há muito tempo, os medicamentos para esta altura são um medicamento com paracetamol (um dos mais conhecidos é o Ben-U-Ron) e um anti-histamínico para aliviar a parte nasal (embora existam estudos que evidenciam que estes últimos não são particularmente eficazes).

 

O que aprendi é que cada constipação é diferente. Uma ataca mais o nariz, outra a garganta. O importante é utilizar o medicamento com o princípio activo mais indicado para esse problema, em vez dos anti-gripais cuja composição pode ficar aquem das necessidades e que podem ter ingredientes "estimulantes" que apenas mascaram os sintomas. 

 

Assim, o que fiz foi questionar o meu médico quando aos medicamentos que deveria ter em casa para um SOS constipação: paracetamol, anti-histamínico de 2ª geração (não provoca sonolência) e sray nasal (água de mar). 

 

Quais são as vossas "armas" para a constipação simples? 

 

P.S. - A arma nº1 é água+sabão: lavar as mãos com frequência, quando estamos fora de casa e podemos tocar em objectos (por exemplo puxadores de porta) infectados.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Susana T. 12.11.2014

    Para a minha filha tb tenho ben-u-ron e xyzal (antihistaminico). Ja usamos muito actifed mas dá-lhe muuuito sono. Ultimamente tem aceite muito bem o soro no nariz por isso tenho sempre unidoses.
    Penso ter visto na embalagem do Nasomet que se deve usar nos 3 meses apos abertura. Acho que dantes não era referido nada.
    O brufen para as crianças tb tem um período de utilização depois de aberto.
    Por isso quando compro um xarope/spray novo escrevo na embalagem a data da abertura do mesmo. E vejo sempre se tem este tipo de limitações de tempo de utilização.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.