Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Isto é mesmo um diário, mas também um bloco de notas e talvez um caderno de ideias (umas melhores que outras)

Diário das minhas finanças pessoais

Isto é mesmo um diário, mas também um bloco de notas e talvez um caderno de ideias (umas melhores que outras)

Bolsa de investigação: trabalhar enquanto estuda

09.08.21

Fico chocada com as poucas candidaturas que vejo aparecerem em algumas vagas para bolsas de investigação e até para contratação de doutorados.

Um concurso com apenas 3 candidatos para 2 vagas?

 

Quando estava a estudar, eu nunca soube da existência de bolsas de investigação. Tivesse esse conhecimento, provavelmente teria começado a minha carreira profissional de um ponto muito mais elevado e não teria varrido tanto chão, para pagar os estudos.

 

Poderia, por exemplo, ter sido paga para fazer a minha tese de mestrado ou doutoramento.

 

As bolsas de investigação são subsídios financiados pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, que podem ser pagos directamente pela FCT ou através de instituições de investigação e desenvolvimento.

 

Os concursos directos a bolsas da FCT são muito concorridos, mas as candidaturas a bolsas de outras instituições e até contratos de doutorados, pelo que tenho conhecimento, têm poucos candidatos.

 

Imaginem que são licenciados/as e estão a preparar-se para continuar os estudos e obter o vosso grau de mestre. Não seria melhor trabalhar e estudar numa universidade ou um centro de investigação, em que o vosso trabalho é, precisamente, a vossa tese de mestrado?

Para mim, é bastante melhor que um part-time numa loja num centro comercial.

 

Os anúncios de emprego científico (contratos e/ou bolsas) são publicados no portal https://euraxess.ec.europa.eu (podem escolher apenas oportunidades para Portugal).

 

Capturar.JPG

 

Porque considero o emprego científico uma grande oportunidade para trabalhadores estudantes:

Bolsa

A bolsa de investigação não é tributada em sede de IRS, ou seja, não pagam impostos.

Como não é um contrato de trabalho, continuam com a possibilidade de recorrer a outras oportunidades que se apliquem a primeiro emprego (por exemplo: estágios profissionais).

Podem consultar os valores das bolsas aqui.

 

Seguro social voluntário

As contribuições para a segurança social são voluntárias mas não o fazer, é puro desperdício porque não vos vai custar nada.

São os/as bolseiros/as que pagam a SS, mas são reembolsadas/os da despesa, pela instituição.

Ou seja, custo zero.

 

Mentoria

Estar numa instituição de investigação (universidade, centro de investigação , laboratório, ...) é ter uma série de ferramentas de desenvolvimento que não tem preço. 

Uma mentoria bem sucedida, permite partilhas de experiências, acesso a oportunidades e um aprendizado prático que não conseguimos na universidade (ou pelo menos, eu não consegui na universidade).

 

Eu acredito que a "bazuca" irá fazer aumentar a concessão de bolsas. 

Porque o mês de Agosto é particulamente bom para responder a anúncios (com uma boa parte da concorrência estendida na areia), aproveitem para abraçar uma nova oportunidade.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Descontos 09.08.2021

    Olá Diana,
    ai que a minha resposta vai ser tãoooo longa. Vou usar o seu texto para responder pontualmente e não fazer asneira, pode ser?



    "Não há divulgação da vaga, porque ela já está prometida e não vale a pena divulgar."
    A publicação no portal é obrigatória e por um mínimo de 10 dias úteis. Mas tem toda a razão em dizer que há concursos viciados; há de tudo em todo o lado. Mas também não podemos generalizar e dizer que são todos assim.

    "Os requisitos são tão específicos, que uma pessoa nem considera candidatar-se." Nem todos.
    "Para bolsas de investigação para pessoas com licenciatura, presume-se que o candidato seja já aluno de mestrado."
    Sim, neste momento isso é um dos pressupostos. Mas esse era o foco do post: oportunidade de emprego para quem está a estudar. Eu preferia ter feito isso, ao trabalho de vassoura e atendimento que tive.

    "Há um motivo para que ache que existem bastantes bolsas deste tipo atualmente, mas não é a realidade em tempos normais. As unidades de investigação têm plafond para viagens a conferências que com o covid ficaram sem uso. Esse dinheiro está a ser alocado em bolsas de investigação. Não será assim no futuro."
    Não é só isso, tem também a ver com o financiamento programático 2020-2023 que alocou dinheiro para bolsas e emprego científico.
    E eu acredito que haverá mais com a "bazuca".

    "não referiu que elas têm uma cláusula de exclusividade" - e não referi muitas outras coisas mas não vejo um problema nisso. Aliás, se está a fazer o mestrado + bolsa de 800 € e ainda queria poder ter outro emprego?

    "Com o Seguro Social Voluntário durante a bolsa de doutoramento, tem de aderir desde o início da bolsa. Pode aderir noutra altura, pagando coima."
    Não acho que as regras para o SSV sejam diferentes em função do grau, mas não conheço o SSV para bolsa de doutoramento, por isso não afirmo.

    Eu própria tive problemas com a SS e não paguei qualquer coima, o que fazem é retroagir o SSV e aplicar juros. O que me aconteceu é que deferiram numa data e depois, passado um ano, vieram com retroactivos à data do pedido, acrescentando juros.

    "reembolsam o valor do primeiro escalão, que no fundo não dá para grande coisa"
    É melhor que nada e zero custo. É a oferta do 1º escalão e, como diz, podemos pagar do nosso bolso para um escalão superior.
    Conta para efeitos de anos mínimos de desconto na reforma. Para mim, isso é importante, especialmente quando não tenho custos.

    "Há milhares de candidatos ao emprego científico: estes sim, contratos de trabalho de 6 anos para doutorados".
    Estamos a falar nos novos contratos para doutorados, correcto?
    Eu já estive num com 3 candidatos. E o que ganhou o concurso acabou por desistir.
    Noutro, houve menos de 10 candidatos.

    Juro-lhe que nas candidaturas a bolsas, contratos particulares e contratos de doutorados, nunca tive mais de 10 candidatos por concurso. Não sei se será uma questão de área científica, mas que é generalizado por impressões trocadas com colegas, isso posso garantir porque é a minha experiência pessoal.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.