Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Começar as poupanças do zero

31.10.17

Horas após escrever um post sobre começar do zero, entrou-me no bloglovin um post com o título "5 Tips To Build Your Savings From Zero", ou seja, 5 dias para construir as suas poupanças do zero. 

 

Como foi (claramente) escrito para mim, li as 5 dicas com atenção:

 

1. Definir prioridades/estabelecer objectivos

Neste momento, tenho um objectivo definido para Novembro: pagar do salário o seguro automóvel, a consulta médica e a electricidade. 

Apenas nesses três itens, estarão cerca de €400.

 

2. Fazer pequenas mudanças

Para um esforço sustentável ao longo do tempo. Concordo plenamente. Sempre acreditem na força do princípio "grão a grão".

 

3. Automatizar a poupança 

Sempre fiz isso, até com os envelopes digitais. Assim, fica apenas à ordem o dinheiro que será o disponível para gastar. 

 

 4. Arranjar um biscate

Se fique claro que os blogs não é um deles. Na Google, os três blogs "ganham" cerca de €0.50-€1.00/dia (antes de impostos) e como não faço outra monetarização (felizmente tenho emprego e ainda não preciso), tenho mesmo que biscatar para outras bandas.

Ora os meus biscates, até ao final do ano, serão fazer coisas para não ter de pagar outras pessoas:

- não vou pagar para me passarem a ferro (estaria no topo das minhas prioridades);

- vou pintar o tecto da casa de banho;

- vou pintar algumas madeiras e fazer umas mini reparações (a junta das paredes e faixas estalou por causa da trepidação e ainda quero experimentar uma massa acrílica);

- vou tentar fazer os presentes caseiros que tenho planeados, com material QUE JÁ COMPREI; nem vos digo há quantos anos... Lembram-se deste post? Entre planear e executar...

Fiz um, já não é mau. Mas ainda tenho aqui outro, quase pronto e depois tem de arrancar o 3º.

 

5. Planear

O impulso é o inimigo da poupança. 

 

Enfim, excelentes dicas que nos obrigam a reflectir.

2 comentários

Comentar post