Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Como criar uma carteira para o sistema de envelopes - Tutorial

11.09.14

Quando comecei o sistema de envelopes, uns dos problemas que surgiu foi a mistura do dinheiro das diferentes rubricas. Embora o sistema possa ser feito de forma meramente virtual, para mim, o impacto imediato de abrir o envelope e saber quanto tenho, não é de fácil substituição através de uma app ou papel.

 

Por isso de imediato pensei de que forma poderia dividir o dinheiro na minha carteira. Primeiro utilizei as divisórias que já tinha: 1 para maluquices, outra para supermercado e a restauração ficava num pequeno porta moedas que levava ao café. Mas andava também com alguns envelopes na carteira- o que é uma chatice na hora de pagar. 

 

As alternativas que encontrei são muito caras para o meu bolso. Vi este, mas não estou a ver como depois despacho 1000 unidades (mínimo). Ficava baratinho.  

 

 

Já conhecia várias do género, mas a verdade é que ou são em tecido caríssimas ou em envelopes inúteis para moedas.

 

Por isso, decidi tentar uma alterativa que consiste em três bolsas adicionais para a minha carteira actual. Lamento o tutorial mal amanhado, sei que seria melhor explicado num vídeo, mas ainda não me foi possível fazê-lo.

 

Obrigada LCMR por não me deixar desistir.

 

Importa dizer que fiz alguns testes com fita cola mais grossa (e fracamente mais discreta), mas a verdade é que ficava muito volumoso. A fita cola que utilizei é muito económica e fina, o ideal. Porém, alinhar o padrão é para artistas (eu sou mais do tipo pragmático). Custou €1.00 ou €2.00 na loja Tiger.

 

Algumas notas:

Para 3 envelopes eu utilizei 3 fechos e alguns acetatos (eu tinha em casa, podem recortar plástico de caixas de brinquedos ou afins).

 

Cortei os acetatos pelo tamanho de uma nota e de acordo com o tamanho da minha carteira. São 2 acetatos cortados por envelope mais 2 para as abas.

 

Os fechos tiveram de ser adaptados ao tamanho, também porque reutilizei alguns que tinha. Fica o alerta que os fechos devem abrir e fechar muito bem. Cosi as extremidades cortadas, mas podem improvisar com agrafos (podem consultar a imagem final).

 

Como criar uma carteira para o sistema de envelopes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6 comentários

Comentar post