Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

DIY - Agenda para 2019 #1

02.12.18

Há mais de 10 anos que faço as minhas agendas, testando vários sistemas.

Aliás, se procurarem no blog a palavra agenda, encontrarão diferentes versões e saberão que evoluí de costumizar páginas, ao sistema bullet journal e finalmente a para a utilização de múltiplos cadernos, numa agenda tipo traveler´s notebook. 

1 (520).jpg

Esta agenda, fechada, tem cerca de 15 x 11 cm. Perfeita para andar na carteira.

2 (263).jpg

Os cadernos têm 9 x 14 cm e foram comprados no Continente por €1.50 cada par. Para mim, gastar dinheiro em cadernos "de marca", está fora de questão.

 

A estrutura da minha agenda pouco mudou da que apresentei em 2014, mas passar para múltiplos cadernos permitiu-me utilizar uma agenda menor e separar o efémero do permanente. 

001 (21).jpg

Dia-a-dia

Agenda mensal, Tarefas, Objectivos, Despesas, Agenda semanal, Agenda diária, Listas, Brainstorming. No fundo, o que já faço desde 2014.

Este é o caderno que mais rapidamente gasto, mas também é o que menos necessitarei de consultar no futuro, porque a informação é efémera - dificilmente irei precisar da lista de compras de Janeiro de 2018.

002 (10).jpg

Trabalho

Contactos, Lista de Tarefas, Projectos, Notas, Referências.

Tenho um caderno separado para o trabalho, o que me permite aceder mais rapidamente à informação. Aliás, quando tenho reunião, posso simplesmente tirar o caderno da agenda e levar apenas esse.

Este caderno é muito importante para mim, porque me permite dar resposta rápida a algumas solicitações, quando estou no exterior (que geralmente significa consultas com a minha mãe).

003 (9).jpg

Literatura

A minha paixão pelos livros tem direito a caderno próprio onde faço listas de livros que quero ler, ordem de leitura de determinada série, listas de livros do PNL por ano (=por sobrinha), entre outras anotações diversas.

Sei que pode parecer excessivo tê-lo sempre comigo, mas em tempos de lazer, gosto de rever, gosto de o levar para a biblioteca. 

004 (5).jpg

Referências

Este caderno visa guardar informação perpétua. Noutras agendas, chegado o fim do ano, tinha de transferir de uma agenda para outra coisas como: contactos, aniversários, etc. Separando a informação, posso somente mudar o caderno do dia-a-dia e continuo com a informação de referência noutro caderno.

Este caderno está dividido em dois:

1ª parte

Contactos, moradas, aniversários, informações para compras (refª do saco do aspirador, refª dos tinteiros

2ª parte

Saúde da mãe: números diversos (processo médico, utente, etc...), medicação, nomes e contactos de médicos e hospitais, notas diversas, listas e datas de exames, datas de eventos.

4 comentários

Comentar post