DIY - Agenda para 2019 #2
Há inúmeros tutoriais sobre como construir este tipo de agendas e com inúmeros materiais: pele, plástico, eva, tecido, cartão...
Já usei uma em tecido com interior em feltro grosso, mas senti que era muito grande para andar na carteira. Como estou a experimentar um novo tamanho, decidi usar um bocado de plástico grosso que andava cá por casa.
Acabou por não ser a melhor escolha porque é demasiado grosso e não sobra bem. Mas é testando que se chega ao ideal.
Optei por um plástico semi opaco que deixa visível a decoração do caderno. Com um elástico preto, ficou muito sóbrio.
O importante é começar por decidir quandos cadernos vai ter a agenda, porque a profundidade também conta.
Dobrei o plástico sobre os 4 cadernos, dando forma à agenda e marcando onde queria cortar. Deixei um pouco a mais porque o material permite cortar o excesso, mas não o contrário.
Um lápis, uma régua e voilá: 22 cm x 15,2 cm.
Marquei o centro e os pontos de furo para os elásticos, como se vê na imagem. Estão mais ou menos a 1 cm da margem e de cada um.
Furei os pontos com o bico de uma tesoura, com cuidado, para não furar demais e rasgar o plástico. Também aprendi isso depois de errar na primeira tentativa.
Usei este vídeo para enfiar os elásticos, que dependem do nº de cadernos que querem utilizar. Não se preocupem, há imensos vídeos com instruções para diferentes números e até truques para aumentar sem novos elásticos na agenda.
É importante que os elásticos fiquem com bastante tensão. Aliás, se o material da agenda for mole, é suposto ceder ao elástico.
Finalmente, colocam cada um dos cadernos nos elásticos.
Simples, mas eficiente.