Email e aplicações para comunicar com hospitais e centros de saúde
Confesso que já estava irritada. Primeiro marcam a consulta, depois um exame para 1 semana depois dessa consulta e finalmente cancelam a consulta porque não fazia sentido ir à consulta sem o exame (óbvio!).
Pelo menos, alguém teve a previdência de verificar isso e cancelar.
Mas o exame, era na hora de acordar da minha mãe, em que preciso ajudá-la a levantar e vestir.
A carta dava um número de telefone e respectivas extensões, bem como um email que pediam que fosse o contacto preferencial.
Ora, o email não aceita emails fora da sua lista de contactos (uma configuração de segurança), o que não faz sentido, quando o enviam ao público em geral e pedem que os contactem por esse meio.
Já o telefone... o costume.
Confesso que já me preparava para fazer uma reclamação quando me lembrei disto:
nos limitemos a falar com a pessoa que tiver a capacidade para resolver o problema ou a quem é necessário transmitir a informação
Assim, enviei a minha mensagem com o erro/devolução para o email geral do hospital e pedi que fizessem o reencaminhamento.
O pedido era simples: por favor, mudar para qualquer dia, qualquer hora, desde que após as 11h00, explicando o motivo.
Nessa mesma manhã, recebi um email a mudar o exame para as 11:20 do mesmo dia.
Infelizmente, nem todas as pessoas têm acesso a meios de comunicação digital. Mas talvez, precisamente por isso, quem tem, deva utilizá-las, de modo a libertar o telefone para quem não tenha outra forma de comunicar com os serviços de saúde.