Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Estratégia: Ancorar uma mente desorganizada

06.03.23

barata.JPG

 Ontem, entre o momento que comecei a descascar os legumes para a sopa e efetivamente ligar a panela, fui chamada 4 vezes para tarefas não relacionadas. 

Começo a fazer a cama, levo a roupa suja para a casa de banho, pego na que está lá da véspera e decido ir à lavandaria. Como vou à lavandaria, aproveito para levar o lixo para a reciclagem e compostagem (para a aproveitar a viagem). Lembro-me que me esqueci de tirar algo do congelador, para o almoço. Como estou na cozinha, arrumo a louça da máquina para colocar a do pequeno-almoço.

E a cama ainda está por fazer.

 

É-vos familiar?

Eu vi algo semelhante num vídeo sobre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, e pese embora ter consciência que a minha desorganização é meramente circunstancial, passei a utilizar a estratégia "âncora" (não sei se existe outro termo técnico), como forma de me organizar, durante momentos de maior confusão.

 

Em que consise a estratégia "âncora"

A âncora é uma estratégia que consiste em escolher um ponto específico, seja uma tarefa ou um espaço físico, ao qual voltamos sempre que se encontrarmos distraídas/os ou a saltar de tarefa em tarefa.

Por exemplo, a tarefa "âncora" é fazer a cama e sempre que me encontrar tipo "barata tonta"a saltar para outras coisas, volto à tarefa central, para me reoganizar para o que tenho de fazer.

 

Outro exemplo, será uma gestão de projecto em que se escolhe uma tarefa específica que seja central para esse projeto, como um relatório ou uma apresentação e sempre que nos encontrarmos distraídas/os ou perdidas/os noutras tarefas, voltamos à tarefa central para reorientação e manter o foco.

Ao desempenhar tarefas administrativas, percebo que me teria sido um recurso útil. Muitas vezes, era sobrecarregada com solicitações e, nessas alturas, era particularmente difícil concentrar-me em tarefas mais complexas.

 

Em suma, uma estratégia útil para mentes desorganizadas ou, simplesmente, momentos de desorganização. 

[Consegui escrever todo o testemunho sem usar a palavra produtividade