Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Mobiliário comprado fora do IKEA é mais barato?

27.08.14

A minha resposta é: pode ser, sim senhor/a.

 

A minha mãe precisava de uma cómoda grande: P40, L80, A100 ou mais ou menos estas medidas. 

 

Na faixa etária da minha mãe, quando alguém precisa de mobiliário, vai à Rua da Picaria (Porto). Aposto que muitas/os se identificarão com a noção de (ainda) ter as ruas de referência para comprar algo. 

 

Voltemos à cómoda.

 

Naturalmente pensei que, se bastava uma versão barata da cómoda, o barato é IKEA (pelo menos para mim). E lá fui ao site e havia uma interessante e mais barata e seguimos para a loja. Chegadas lá, constato que o transporte torna a peça tão cara como a cómoda em pinho, com entrega grátis. [O Ikea tem um serviço de entrega mais económico, mas a peça só pode ter 1 volume e menos de 30 kg]

 

Pausa para almoço e voltei com a minha mãe para a Picaria. No final, acabou com uma cómoda à medida, por €135 e com entrega grátis.

 

Isto serviu-me de lição. Por vezes ficamos agarradas a associações fáceis de onde é mais barato ou mais caro. O Ikea, devido ao transporte ficava mais caro e entre a primeira e a segunda loja (foi só atravessar a rua) o preço desceu €15.00. [Não estou sempre a dizer para comparar, comparar, comparar?]

 

Eu confesso que sinto um sentimento de perda por perder estas ruas, apesar de - hipocritamente - não as visitar com muita frequência. Mas eu não sou tão puritana que ache que o comércio tradicional tem de ser mantido só porque sim.

 

Uma pessoa que trabalha das 9 às 19 dificilmente terá como fazer compras no comércio tradicional. E este tem sido muito relutante a adaptar-se às novas realidades. Mas se calhar deixaria de ser comércio tradicional, não é?

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.