Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

O meu futuro: a saúde

05.10.14

Há muito que decidi que vou ser centenária. Sim, quero viver para além dos cem anos porque tenho uma enorme curiosidade em acompanhar a evolução do mundo. 

 

Claro que me dirão que posso ser atropelada hoje e lá se vão os planos. Mas a vida - ou a morte - é assim: imprevisível e cheia de surpresas (a morte sendo das desagradáveis).

 

Poderão também dizer-me que isto não tem nada a ver com finanças pessoais e que o dinheiro não compra saúde. Eu replico que os milhares de doentes de hepatice C que ficariam curados se tivessem os 50 mil euros que necessitam para comprar o medicamento que tem a cura, discordam. O dinheiro não traz felicidade, excepto quando se vive num limiar de pobreza em que isso é a infelicidade.

 

Daqui a 50 anos eu quero ser saudável. Não tenho como objectivo ser a mais velha maratonista do país mas quero movimentar-me sem dor e conseguir realizar as tarefas básicas: fazer a minha higiene pessoal, vestir-me e preparar as minhas refeições. 

 

Para isso há que planear com antecedência e, no meu caso, isso quer dizer que tenho de mudar comportamentos:

 

I) fazer análises sanguíneas todos os anos e acompanhar alguns valores*:

a) colesterol mau, LDL, deverá ser mais ou menos 100mg/dl

b) colesterol bom, HDL, deverá ser superior a 40mg/dl

c) homocistéina (sub produto de ingestão de proteínas) deverá ser igual ou inferior a 9 mg/dl

d) PC-R (mede o nível de inflamação no corpo)

e) açúcar no sangue (inferior a 100mg/dl)

 

II)  desenvolver hábitos que ajudam a saúde:

a) lavar as mãos é o melhor método para prevenir infecções

b) fazer uma boa higiene bucal (periodontite é "uma das causas principais de desprendimento dos dentes nos adultos e é a principal em pessoas mais idosas" e as bactérias podem entrar na circulação sanguínea e afectar o coração)

- boa higiene bucal diária inclui o fio dentário e elixir todos os dias, menina Cristina! [nota: o elixir não deve conter álcool]

- lavar os dentes durante 2 minutos 

c) melhorar a minha alimentação

 

III) Investir na prevenção:

a) consultas anuais no dentista e ginecologista (e exames)

b) vacinação (a do plano nacional de saúde e gripe)

c) suplemento vitamínico** [magnésio 400mg/dia, cálcio 600mg/2xdia, vitamina D 400UI/dia, vitamina C 600mg/2xdia, vitamina E 400UI/dia, vitamina A 1500 a 2500UI/dia]

d) comer 4 peças fruta por dia (nota: banana é rica em potássio)

e) substituir farinhas e massas refinadas por integrais

f) fazer exercício

 

 

* informações que recolhi do 1º capítulo do livro

 ** Se o indicado são as recomendações do livro, o meu suplemento vitamínico (Becozym C, €8.30) fica aquém: [magnésio 100mg, vitamina C 500mg, cálcio 100mg, não tem vitaminas A, D ou E]. Todavia, há que ter presente que essas vitaminas e minerais deveriam vir da alimentação. Confesso ainda que sou ambivalente sobre o consumo de suplementos vitamínicos. Tenho de reflectir melhor sobre este tópico.

 

Não sei se perceberam, mas este post é mais para mim que para vós. É o meu lembrete, a minha cábula. Ainda assim, espero que vos seja útil ;)

 

Vou continuar a ler o livro (emprestado), 1 capítulo por semana. Porém, confesso que já tive mais confiança no que o Dr. Oz diz.

8 comentários

Comentar post