Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Organização e Produtividade: Google Calendar + Google Tasks

13.05.18

Continuo fiel à minha agenda em papel. É nela que escrevo diariamente, desde tarefas a objectivos, até pequenas notas ou listas de livros. 

Uso o mesmo sistema há anos. De vez em quando, lá a embelezo, como em Maio quando recortei pedaços da revista do Pingo Doce. 

1 (97).JPG2 (58).JPG

Mas ultimamente tenho utilizado o calendário Google, com um sistema muito simples (e gratuito). De referir que vi pela primeira vez esta utilização num vídeo Youtube ( do canal Simpletivity), que agora não estou a conseguir localizar. 

 

Antes de mais, importa dizer que encontram o Google Calendar no menu do canto superior direito do vosso monitor, depois de fazerem login com a vossa conta Gmail. 

0 (1).JPG

No calendário podem adicionar eventos e tarefas.

Os eventos aparecem no horário que lhe atribuirem, ou debaixo do número do dia, se for um evento que dure o dia todo.

As tarefas aparecem debaixo do número do dia.

1 (98).JPG

 

A aplicação Google Calendar permite criar diferentes calendários que eu uso para organizar a minha vida:

Pessoal  é o calendário que utilizo por defeito, onde incluo desde as minhas consultas médicas a compras ou saídas que tenha de fazer; mas também organizo aqui algumas tarefas semanais (por exemplo remendos), ou lembretes (enviar email para o posto médico).

Aniversários é muito útil para me lembrar de que tenho de planear um momento para estar com alguém ou para me lembrar de planear a compra de um presente. Coloco-os como eventos que se repetem anualmente.

Tratamentos é onde aloco todos os eventos (consultas, exames, pedidos de receitas) relacionados com a saúde da minha mãe.

Tarefas para pequenas tarefas e até listas de compras.

Trabalho tudo relacionado com o meu trabalho, desde marcação de reuniões até tarefas que necessito concluir.

Feriados um calendário que adicionei através da opção "procurar calendários interessantes".

 

Também é possível partilhar calendários de outras pessoas. Por exemplo, podem importar o calendário da vossa conta profissional, para a vossa conta pessoal e assim está sempre visível, ou vice-versa.

 

Uma estratégia

Como as tarefas não permitem ser associadas a um dos meus calendários/organização, acabo por criar eventos com duração todo o dia, para identificar uma tarefa dentro de um calendário.

Por exemplo, imaginem que tenho que trabalhar num orçamento para um cliente. Em vez de criar uma tarefa, crio um evento dentro do calendário "trabalho". Se não tiver hora de término, simplesmente agendo como evento para todo o dia. 

 

No final, fica algo com este aspeto:

6 (12).JPG

Tanto as tarefas como os eventos, podem ser arrastados no calendário ou editados livremente. 

 

Desta forma, tenho conseguido (confesso que com mais sucesso que no papel) evitar a sobrecarga de tarefas num dia. Quando percebo que coloquei demasiadas coisas, simplesmente arrasto a tarefa ou evento para outro dia.  

 

No telemóvel, tenho ambas as aplicações: Google Calendar e Google Tasks. Isto porque, as tarefas não aparecem no Google Calendar (telemóvel), como acontece no desktop.

 

Isso é particularmente óbvio, quando tento alocar tempo para as minhas tarefas/objectivos. E é também aí que ainda não consegui arranjar uma solução inserir tarefas mensais ou semanais.

 

Através da aplicação para telemóvel, existe a possibilidade de criar objectivos, mas o "objectivo" não passa de uma tarefa, para a qual a Google vai procurar alocar um bloco de tempo (único ou repetível) no vosso calendário.

Ora isso para mim é inútil porque eu posso ter o calendário vazio num dia, mas apenas porque estou a trabalhar,  algo que não insiro no calendário.

 

Ou seja, se quero criar 4 tarefas semanais "projectos inacabados de costura", tenho de criar um calendário "Tarefas 2" onde insiro eventos semanais. A desvantagem é que fico sem essas tarefas no Google Tasks, ficando a ocupar espaço necessário no Google Calendar. 

 

Aceitam-se sugestões.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Descontos 14.05.2018

    Boa ideia,
    vou experimentar. Já o utilizei, mas não com este tipo de objectivos. Vou tentar.
    Obrigada pelo lembrete.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.