Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Organizando a rotina: a importância de dividir tarefas em blocos

01.03.23
Nos últimos meses tenho tido alguma dificuldade em organizar rotinas, seja como cuidadora, seja como freelancer (neste momento, ambas sem rendimentos, lamento informar).
 
Quando as minhas rotinas se alteram de forma mais drástica, dou alguns passos atrás e volto a fazer um mapa do tempo - em que registo o dia-a-dia com horas de início e fim de cada tarefa / área.
 
Pode parecer excessivo, mas é a mais eficaz forma de diagnosticar de forma realística - a distribuição do nosso tempo e, acima de tudo, quanto tempo demora (verdadeiramente) cada tarefa.

 

lauren-sauder-1OUzxbySjlQ-unsplash.jpg

Primeiro, estava a angustiar-me não conseguir trabalhar de manhã, que seria o ideal, porque a minha mãe nunca quer sair de manhã.

Mas tive de aceitar que tenho de ficar até às 8h30/9h30 na cama, porque preciso do descanso (tenho de me levantar várias vezes durante a noite).

Com o mapa do tempo, percebi que tinha subestimado a duração das tarefas matinais - higiene, vestir, pequeno-almoço, arrumar camas… e já estou quase na hora de almoço.

 
Ou seja, tive de abandonar a expectativa de ter períodos longos de trabalho de foco, durante as manhãs.

 

Esse diagnóstico permitiu-me organizar as tarefas de gestão, nos pequenos blocos de tempo disponíveis.

Mais importante, permitiu-me ter consciência de que, a desorganização poderia ser compartimentada em blocos, com uma tarefa muito específica de tarefas a fazer.

 

Por exemplo:
 
  • em vez de “actualizar a tabela de frescos”, algo que dura várias horas, uma lista de sub-tarefas com as várias lojas + respectiva acção de informar no FB que a tabela foi actualizada;
 
 
  • em vez de “limpeza a fundo da cozinha”, uma lista de mini-tarefas que possa executar em pequenos blocos de tempo;
 
 
  • em vez de “blog post XPTO”, dividir as componentes criativas (escrever - como estou a fazer neste momento, no carro à beira mar) e básicas (como publicar, escolher uma foto, post no FB, no IG, eventualmente no Pinterest)
 
 
Assim, ao implementar estas práticas, otimizo o uso do tempo e reduzo a necessidade de tomar muitas micro-decisões ao longo do dia, o que me permite ser mais produtiva e ter uma mente mais ágil e focada para lidar com as tarefas e desafios mais importantes.
 
 
Outras leituras:

Mapa do tempo #3

 

Pedi ao ChatGPT para me sugerir 3 títulos para o meu texto:

 

  1. "Como um Mapa do Tempo pode aumentar a sua produtividade"
  2. "Organizando a rotina: a importância de dividir tarefas em blocos"
  3. "Dicas para otimizar o uso do tempo e reduzir micro-decisões desnecessárias"

    Escolhi bem?

Pedi que me sugerisse um título "click-bait" e ele não desiludiu: "O segredo chocante que descobri para ser mais produtivo - e como você também pode usá-lo!"

 

Foto de Lauren Sauder na Unsplash

2 comentários

Comentar post