Organizando a rotina: a importância de dividir tarefas em blocos
Mas tive de aceitar que tenho de ficar até às 8h30/9h30 na cama, porque preciso do descanso (tenho de me levantar várias vezes durante a noite).
Com o mapa do tempo, percebi que tinha subestimado a duração das tarefas matinais - higiene, vestir, pequeno-almoço, arrumar camas… e já estou quase na hora de almoço.
Esse diagnóstico permitiu-me organizar as tarefas de gestão, nos pequenos blocos de tempo disponíveis.
Mais importante, permitiu-me ter consciência de que, a desorganização poderia ser compartimentada em blocos, com uma tarefa muito específica de tarefas a fazer.
- em vez de “actualizar a tabela de frescos”, algo que dura várias horas, uma lista de sub-tarefas com as várias lojas + respectiva acção de informar no FB que a tabela foi actualizada;
- em vez de “limpeza a fundo da cozinha”, uma lista de mini-tarefas que possa executar em pequenos blocos de tempo;
- em vez de “blog post XPTO”, dividir as componentes criativas (escrever - como estou a fazer neste momento, no carro à beira mar) e básicas (como publicar, escolher uma foto, post no FB, no IG, eventualmente no Pinterest)
Pedi ao ChatGPT para me sugerir 3 títulos para o meu texto:
- "Como um Mapa do Tempo pode aumentar a sua produtividade"
- "Organizando a rotina: a importância de dividir tarefas em blocos"
- "Dicas para otimizar o uso do tempo e reduzir micro-decisões desnecessárias"
Escolhi bem?
Pedi que me sugerisse um título "click-bait" e ele não desiludiu: "O segredo chocante que descobri para ser mais produtivo - e como você também pode usá-lo!"
Foto de Lauren Sauder na Unsplash