Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Isto é mesmo um diário, mas também um bloco de notas e talvez um caderno de ideias (umas melhores que outras)

Diário das minhas finanças pessoais

Isto é mesmo um diário, mas também um bloco de notas e talvez um caderno de ideias (umas melhores que outras)

Pagamento de dívidas

Descontos, 20.02.19

"Se a nossa rede de circuitos emocional (...) percebe uma ameaça imediata, inunda-nos com hormonas, como o cortisol e a adrenalina, que nos preparam para atacar ou correr. Mas isso não acontece quando ouvimos falar de potenciais perigos que surgirão nos anos ou séculos vindouros"... "Passa-se o mesmo com a nossa saúde, ou com as poupanças para a reforma."

 

Foco - Daniel Goleman

 

Os últimos dados do Gabinete de Protecção Financeira (GPF) da Deco [notícia no Público] são verdadeiramente assustadores.

Não só a percentagem da dívida, em relação aos rendimentos subiu, como há "casos de famílias que já não conseguem pagar empréstimos recentes, contraídos em 2018".

 

Considerando que todos os dados apontam para uma nova crise económica, a palavra de ordem é terminar com todas e quaisquer dívidas que possamos ter nas nossas costas.

 

Quando comecei o blog foi precisamente por sentir que era um peso absolutamente impossível (como iria pagar se tivesse de ir para casa para cuidar da minha mãe?). Quando paguei a última tranche da minha dívida, nunca mais voltei atrás.

 

Posso andar a contar tostões no final de cada mês, mas não tenho de me preocupar com dívidas. Apenas isso já é uma paz de espírito considerável.

 

Por isso, se têm dívidas de crédito ao consumo, o plano é eliminá-las completamente e rapidamente. 

 

Porque ter dívidas não é normal!

 

1º Passo -  Responder às seguintes questões:

Quanto devo no total?

Somar todas as dívidas de credito pessoal (manter de fora o crédito à habitação)

Como está distribuída a dívida?

Fazer uma lista de todas as dívidas: a quem deve, o que pagou, o valor da dívida, o valor da prestação mensal, o valor dos juros, os custos extra (especialmente quando se trata de cash advance), ...

5 comentários

Comentar post