Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Quantidade certa de detergentes na lavagem da roupa

22.01.14

Se são como eu, têm os detergentes que a determinado momento eram os mais económicos, independentemente de serem líquido concentrado, líquido diluído, cápsulas ou pó.

Se são como a minha mãe, possuem duas máquinas de lavar roupa (uma com maior capacidade que a outra). 

Se são como eu, não percebem nada de dosagens para a lavagem da roupa à máquina.

 

Por isso, quanto uma loja ofereceu uma demonstração, eu aceitei e confesso que aprendi muito no que respeita à poupança do detergente de lavagem de roupa à máquina e na boa manutenção e utilização da máquina.

 

O que me foi transmitido:

 

- uma das piores coisas que podemos fazer a uma máquina é usar detergente em excesso;

- existem diferentes dosagens de acordo com o tipo de detergente e a capacidade da máquina, o excesso não fará que lave melhor, simplesmente fará que fiquem resíduos de detergente na máquina e na roupa;

- para as máquinas, o detergente líquido é melhor que o pó;

- no que respeita à aplicação, é melhor colocar o detergente líquido num doseador dentro do tambor que na gaveta;

- as dosagens indicadas para maior eficiência são:

 

Detergente em pó:

de 100 a 120 ml para uma máquina de 8 kg

cerca de 80 ml para uma máquina de 6 kg

 

Detergente líquido diluído:

10 ml por cada kg

 

Detergente líquido concentrado:

5 ml por cada kg

 

 

A diferença entre o doseador (pó) que a minha mãe utilizava e o recomendado é abismal e explica o porquê de encontrar espuma na borracha, após as lavagens.

 

 

 

Saber ler nas entrelinhas

Apesar do stock de detergente líquido, a minha mãe continuava a comprar detergente em pó. Suspeito agora que será por ter dificuldade em pegar/virar o líquido de garrafas tão grandes e não querer admitir a sua fragilidade.

Por isso, estratégias como marcar linhas nos doseadores e transferir detergentes para garrafas menores serão utilizadas num futuro muito próximo.

26 comentários

Comentar post

Pág. 1/2