Sabem quanto ganham por hora?
Como este ano recebi um aumento, lembrei-me de revisitar as contas do meu salário, por valor-hora, que neste momento é 7,70 €/hora.
Não é mau, porque com ele vêem outros privilégios: liberdade de horário para entrar e sair, flexibilidade para criar os meus horários, possibilidade de trabalhar a partir de casa (por vezes durante meses) para acudir a situações agudas de doença da minha mãe e, acima de tudo, compreensão e empatia para com essas necessidades.
Porém, depois de uma licenciatura de 5 anos, reforçada com uma pós-graduação, não deixa de ser algo surpreendente que eu ganhe apenas mais 2,70 €/hora mais que uma empregada de limpeza.
Mas, mais um vez, contraponho com uma posição de privilégio: quantas empregadas de limpeza não ficaram sem o seu ganha-pão, com a pandemia? E eu, em casa, a ganhar o mesmo, protegida por uma situação de emprego estável.
E mais importante que tudo isso é a questão: trocaria de emprego para ganhar o dobro, sacrificando a liberdade que tenho agora?
A minha resposta é não. Neste momento, com a minha mãe doente, a resposta é claro que não. Por isso, estou feliz e em paz e grata no meu emprego.
[Não quero com isto dizer que não desejasse ganhar mais, especialmente o Euromilhões.
Esta semana joguei. São 130 milhões e eu calquei em m****, o que não acontecia há anos...deve ser um sinal. ]
Photo by Christin Hume on Unsplash