Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Diário das minhas finanças pessoais

Um diário sobre finanças pessoais, produtividade e a busca pela positividade

Ultra Aprendizagem

A minha estratégia para aprender dactilografia #1

23.10.19

2.PNG

Scridb*

 

O que é a ultra aprendizagem?

Eu estou completamente fascinada com o conceito de ultralearning (ultra aprendizagem).

 

O que é a ultra aprendizagem? É uma estratégia de aprendizagem auto direcionada e intensificada

 

O exemplo mais dramático é do próprio autor do livro, que ficou famoso por fazer um curso do prestigiado (e prestigiante) M.I.T., de 4 anos em apenas 1 ano.

Para isso, ele não se limitou a dedicar todo o seu ano a estudar (durante um ano), mas desenvolveu uma estratégia bem delimitada sobre a forma mais eficiente para concluir cada unidade curricular e, dentro dessa, cada tema.

E ao contrário do ensino formal, que coloca o enfoque no estudo dos conteúdos, a estratégia dele foi concentrar a sua aprendizagem nos testes que determinariam o seu aproveitamento.

Mais, intensificou o seu foco em cada item desse projecto e, para cada um, procurou o método mais eficiente de aprendizagem.

 

A importância dada à estratégia é tal, que um dos itens da estratégia passaria, por exemplo,  por compreender como o nosso cérebro funciona, como aprende e quais são as melhores estratégias de estudo para cada tipo de assunto.

 

Mais, o potencial meta-aprendizagem é enorme. É como aprender uma fórmula para chegar a qualquer conhecimento que se deseje alcançar.  

 

E segundo os ultralearners com cada projecto, vão-se afinando estratégias e multiplicando exponencialmente as capacidades para implementar estratégias cada vez mais eficientes em novos projectos.

 

E foi assim que delimitei a minha estratégia para aprender dactilografia. (continua)

 

Recursos:
Ultralearning | Scott H Young

Scott Young - TED Talk

 

 

* Se decidirem fazer uma inscrição grátis no SCRIBD, poderiam utilizar o meu convite e alimentar o meu vício? Eu receberei 1 mês grátis e a/o convidada/o receberá 2 meses grátis, em vez dos habituais 30 dias grátis.https://www.scribd.com/g/62ck8b

5 comentários

Comentar post