Ultra Aprendizagem
A minha estratégia para aprender dactilografia #2
Ultra Aprendizagem: A minha estratégia para aprender dactilografia #1
Porquê a dactilografia?
Neste momento, eu consigo escrever com 2-4 dedos, em português, com uma velocidade de cerca de 49 palavras por minuto e com uma precisão de cerca de 87% (erros têm de ser corrigidos e abrandam-nos).
Se conseguisse ser mais eficiente na escrita, isso teria uma efeito multiplicador na minha vida pessoal e profissional.
Aumentar a minha velocidade de escrita, permite-me ser mais eficiente no trabalho e poderá, se tiver de trabalhar em casa, ser uma ferramenta essencial para actividades profissionais como transcrição, tradução, etc....
Há outras competências que desejo adquirir, mas considero que essa é basilar e terá um efeito multiplicador para as restantes.
Eu não tenho o luxo de poder dedicar-me exclusivamente ao projecto. Além do trabalho, tenho responsabilidades familiares que consomem uma parte significativa do meu tempo e/ou não me deixam descansada para aumentar (ainda mais) o tempo que estou fora de casa, para fazer um curso.
Por isso, vou fazê-lo sozinha, utilizando os princípios do ultralearning.
Utilizando os princípios da ultra aprendizagem
Cada projecto é único, não só pelas suas particularidades intrínsecas, como pelo estilo de vida de quem o irá implementar.
O meu objectivo é conseguir, em dois meses, escrever a uma velocidade mínima de 60 palavras por minuto, em português (o inglês ficará para depois).
Os 9 princípios da ultra aprendizagem aplicados ao meu projecto:
1 - Meta aprendizagem
A primeira fase é aprender a aprender.
E a primeira coisa que aprendi é que, aqueles altos nas letras F e J do nosso teclado são as teclas base da dactilografia. É onde os nossos dedos indicadores devem repousar. E esta hein?
Depois, aprendi que o método "touch" ou "toque rápido" é a forma mais eficiente de aprender dactilografia.
Existem outros métodos rápidos, mas nenhum que me possibilite uma estratégia de aprendizagem para aumentar a velocidade.
Mas onde e como? Há tantos programas online... alguns eu já havia tentado.
Recorri a várias linhas de comentários no Redditt (benchmarketing) e, resumidamente, percebi que a estratégia mais recomendada passava por concentrar os meus esforços na precisão (sem erros) e que a velocidade surgiria por acréscimo (e que ainda poderia ser melhorada na fase final).
Percebi também, quais os programas seriam os melhores para aprender (www.typingstudy.com ou www.typingclub.com) e quais seriam os melhores para praticar e para exercitar a velocidade (www.keybr.com, https://www.typingbolt.com, https://zty.pe, play.typeracer.com) .
Depois, a investigação levou-me a questões relacionadas com o tipo de teclado, a forma como abordar/repetir os exercícios, etc...
A informação é demasiado extensa para a replicar aqui, mas penso que deixei a ideia de como esta primeira fase é importante.
E para mim, foi instrumental para ter uma estratégia realista e sustentada.
2 - Foco
Naturalmente, o sucesso da empreitada implica que eu seja capaz de cultivar a minha capacidade de concentração.
Há quem, para aprender dactilografia, se obrigue a apenas usar o método de toque rápido, mesmo na fase de aprendizagem, para acelerar o processo.
Eu tentei, mas é demasiado frustrante. Estava a fazer 5-10 palavras por minuto e dar em maluca.
Mas conto restringir-me ao novo método, a partir da 6ª semana, pelo menos em casa e na maioria das horas em que estiver a trabalhar.
3 - Direccional
Aprender, fazendo a coisa (exacta) em que desejamos ser bons. Aprender/fazer é uma componente do meu plano.
Como referi, espero que depois de consolidar a aprendizagem, consiga restringir a minha dactilografia ao método rápido, mesmo que sacrificando a velocidade.
4 - Exercitar
Praticar constantemente e atacar os pontos fracos. Para isso, escolhi alguns programas em que posso concentrar-me numa fase em concreto, ou num conjunto de letras.
E pelo pouco que pratiquei, já percebi que há dedos que parecem ter um movimento menos natural e, por conseguinte, mais difícil (a letra S, por exemplo).
5 - Testar para aprender
No final de cada semana, irei fazer um teste de velocidade e precisão.
O objectivo para esse teste não é, testar por testar, é rever essa informação para melhorar.
6 - Feedback
Suponho que, no meu caso, o único feedback que terei é das aplicações informáticas que irei utilizar.
7 - Retenção
Entender o que é esquecido e porquê. Neste momento, porque se trata de dactilografia, estou a ler algumas coisas sobre o conceito de aprendizagem motora.
Em termos (muito leigos), a aprendizagem motora consiste numa aprendizagem por repetição, como por exemplo, aprender a andar de bicicleta, em que o movimento acaba por ser automático.
Sabem aquela expressão que diz que nunca se desaprende a andar de bicicleta? Pois bem, eu também aprendi que a aprendizagem motora tende a ser permanente.
Sabem outra coisa que percebi? Que se disser as letras em voz alta, o meu número de erros diminui consideravelmente. Isso tem a ver com a memória, como depois vim a descobrir.
8 - Intuição
O autor recomenda que se utilize a intuição para construir de baixo para cima.
Por exemplo, no meu caso, a minha intuição diz-me que tenho que perceber algumas estratégias de ergonomia para perceber qual a melhor posição do pulso quando estiver a passar para este novo método.
E isso é algo que tenho de incorporar no início do projecto, para evitar cometer erros que levem a desconforto ou até a lesões.
9 - Experimentação
O autor sublinha que deveremos ler tudo como pontos de partida e arriscar experimentar novas estratégias. Tudo são princípios, não regras e somos nós os responsáveis pelo nosso projecto de aprendizagem.
Calendário (preliminar)
Nas semanas 1 e 2 irei dedicar um mínimo de 10 minutos por dia. Idealmente, 10 + 10 minutos, em diferentes partes do dia.
Pode parecer pouco, mas realmente é uma aprendizagem saturante . Prefiro começar devagar, que desistir com a frustração.
Nas semanas 3 e seguintes irei dedicar um mínimo de 20/30 minutos por dia. Idealmente, 20/30 + 20/30 minutos, em diferentes partes do dia.
Semana 1 - Aprender e praticar a linha base
Semana 2 - Aprender e praticar o segundo grupo de letras
Semana 3 + 4 - Aprender e praticar o terceiro grupo de letras, que inclui caracteres especiais e um maior número de teclas.
Semana 5/6 - Praticar com texto e voltar a exercícios de aprendizagem para teclas em que senti maior dificuldade
Semana 7 - Praticar com texto e começar com jogos/exercícios de velocidade (não sacrificar a precisão)
Semana 8 - Praticar com texto e velocidade (não sacrificar a precisão).
Este calendário é meramente indicativo e não planeio avançar, sem que a aprendizagem de cada grupo esteja consolidada.
Planeio alternar entre os diferentes programas e jogos, para variar e praticar e praticar e praticar e praticar...