Uma lista para o meu eu de 16 anos... será que vou a tempo?
Escrevi este texto para um jovem de 16 anos que está a tentar encontrar alternativas para o tempo que considera ser excessivo com jogos online. Optei por fazer uma lista sobre o que eu gostaria de ter feito, quando tinha 16 anos.
Se eu tivesse 16 anos, com base na minha experiência, vida e preferências...
a) Faria voluntariado
Eu comecei tarde, depois de me formar e foi o melhor passo que dei na minha vida, tanto emocionalmente como profissionalmente. Profissionalmente, abriu-me muitas portas.
b) Aprenderia línguas
Ser poliglota é uma habilidade para a vida e ajuda a atrasar o declínio mental (tu tens 16 anos, mas eu tenho 49...).
Sou bastante boa em inglês, devido ao meu amor pelo cinema, mas adoraria poder falar francês com o lado francófono da minha família.
c) Ajudaria mais a minha mãe
Sei que soa piegas, mas adoraria ter usado as competências que tenho agora:
- Utilizar grupos gratuitos e lojas de usados para aumentar os nossos recursos e reduzir os gastos;
- Utilizar dicas de produtividade e eficiência para fazer as coisas (por exemplo, cheguei a procurar um vídeo no YouTube para aprender a maneira mais eficiente de passar a ferro uma camisa com botões).
d) Aprenderia competências manuais
Gostava de ter aprendido competências práticas como agricultura urbana, consertar coisas...
e) Escreveria num diário
Gostava de ter aprendido a fazer um diário corretamente no estilo bullet journal (refiro-me aos métodos de produtividade, como o bullet journal de Ryder Carroll, codificação por cores, mapeamento mental...).
Mas também listas :)
E desenho... devia ter aprendido a desenhar.
f) Seria mais social
Nunca participei em atividades de grupo e, em retrospectiva, sinto falta dessas memórias. Um novo hobby com um clube ou qualquer encontro presencial seria ótimo. Se gostas de jogos, talvez um grupo de jogos de tabuleiro (como D&D, Catan, etc.).
g) Leria de forma mais intencional
Adoro livros, mas nunca soube o que ler quando era mais nova. Teria adorado ler séries como O Senhor dos Anéis ou muitos clássicos de ficção científica.
Em suma, ter 16 anos, com o que sei hoje...
Foto de Tyler Delgado na Unsplash